
Ensino dos primeiros passos
Os primeiros passos representam uma fase essencial no desenvolvimento do seu bebé. Numa fase inicial, ele irá precisar da sua ajuda. Nesta fase pode dar-lhe algum apoio, pegando-lhe nas mãos. E é aqui que se situa a minha dica de hoje!
Aquando do início da marcha, deve apoiar o seu bebé dando-lhe as suas mãos. Mas atenção!!! Este procedimento não deve ser feito com os braços dele esticados para cima!!
Porquê?
- Com os braços do bebé virados para cima, terá tendência a fazer mais esforço do que o seu bebé, o que não é pretendido. O ideal é que ele faça a força por si próprio. As suas mãos devem servir apenas como apoio e não fazer com que ande pelo seu filho.
- Caso aplique mais força do que a necessária ou caso o bebé se deixe “cair”, pode existir risco de luxação ou subluxação do cotovelo ou do ombro.
Para além disto, não o deve apoiar apenas numa das mãos, pois inconscientemente, irá fazer mais força desse lado e o bebé acaba por aplicar mais carga no pé do lado oposto, podendo assim desencadear, posteriormente, algumas deformidades nos pés!
Ensine o seu bebé a andar, de forma segura!
Osteopata CP n.0100451
Especialista em Osteopatia Infantil
Fisioterapeuta CP n.4994
Especialista em Fisioterapia Pediátrica
20 anos de experiência na área pediátrica
Partilhar: